O Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (Cirast) foi criado a partir do Centro Integrado de Apoio Psicossocial (Ciaps), por meio de portaria assinada pelo secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes. O centro passou por uma reestruturação tendo em vista o direcionamento do Sistema Único de Segurança Pública que visa fornecer subsídios para a implementação e consolidação da política de saúde dos operadores de segurança pública e defesa social.
O Cirast contempla a saúde do trabalhador numa perspectiva integral, com foco na prevenção, promoção, proteção, reabilitação e readaptação dos profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros, assim como de seus familiares, quando acometidos por problemas de saúde decorrentes do exercício da profissão.
O Cirast também desenvolve ações de apoio matricial, com intervenção pedagógica-terapêutica com uma equipe multidisciplinar e com rodas de conversa, com espaço coletivo de fala, escuta, troca, apoio e produção coletiva na perspectiva de contribuir para o aumento da capacidade de lidar com os conflitos internos no âmbito institucional, por meio dos gestores, equipes de saúde e usuários dos serviços.
O Cirast faz o acolhimento do servidor individualmente e coletivamente, respeitando cada situação de acordo com a demanda apresentada, dando a atenção merecida e com agilidade no atendimento, a partir da análise da equipe terapêutica multidisciplinar, composta por profissionais das áreas da psicologia, serviço social, enfermagem, medicina, nutrição, fisioterapia, terapias complementares e arteterapia. Esse acompanhamento contribui para a prevenção e cuidado da saúde dos operadores da segurança pública e famniliares.